O Brasil que queremos só depende de nós.
QUEM SOU EU
Nascido em Brusque, interior de Santa Catarina, em 1962. Sou filho de operários da indústria têxtil, tenho dislexia. Aprendi a ler com muito esforço aos 12 anos, mesma idade em que empreendi pela primeira vez: montei uma cantina na escola. Junto com um amigo, comprava bolachas em um atacado e revendia aos alunos do colégio.
Aos 17 anos tive meu primeiro emprego de carteira assinada na Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, empresa que meus avós e meus pais trabalharam uma vida inteira. Comecei como operário. Para se destacar dos outros 5 mil colaboradores, não andei, corri. De operário passei a vendedor. Em pouco tempo vendia de tudo, de tecidos a carros dos donos da fábrica.
Aos 21 anos, com dinheiro emprestado e dois primos, comprei uma pequena fábrica de toalhas que estava fechando. No começo conciliava o serviço na Renaux às atividades como empresário na pequena fábrica. Com tino empreendedor, logo a facção que funcionava oito horas por dia, passou a trabalhar 24h. Também fui dono de um bar, até abrir a Havan em 1986, aos 24 anos.
A Havan começou como uma pequena loja de atacados de tecidos e hoje é a maior loja de departamentos do Brasil, com 149 megalojas espalhadas pelo país